terça-feira, 9 de agosto de 2011

Filme Confi@ar ( Trust)

O filme é sobre CONFIANÇA, ou a falta dela. Uma família comum dos EUA. Pai, mãe,três filhos. A filha do meio, 14 anos, na geração dos pcs e tal, arruma um namorado virtual, chamado Charles, que diz ter 16 anos, mais tarde fala que tem vinte, depois vinte e cinco… porém como ela tem 14 anos, pouco sabe da vida, não se importa com isso e com o passar do tempo fica cada vez mais apaixonada por ele, até que o conhece e vê que ele não tem vinte e cinco anos…
Os perigos virtuais são reais, o filme coloca em questão, a vigilância dos pais sobre os filhos. Será que toda essa privacidade que os filhos reclamam é realmente boa para eles? Será que os mais novinhos não precisam ser protegidos deles mesmos?
O mundo é cruel, pessoas cruéis estão por aí esperando uma brecha para se aproveitar e com isso a jovem garota foi induzida por esse Charlie a ter relações sexuais, que foi consensual, porém, ela nada podia fazer, foi seduzida, já estava lá. Leva a questão da pressão dos jovens, a pressão da idade mesmo tão nova, já tem que ter relações, ter experiência…
Porém após eles terem feito sexo, nunca mais o Charlie aparece na vida da garota e ela começa a ficar depressiva com o sumiço do namorado, pensa que o ama. Uma amiga descobre e denuncia para a professora. Logo denunciam esse caso de pedofilia, estupro.
Quando uma garota é estuprada, não foi só a garota estuprada e sim a família toda.
Após isso o filme foca todo o caos mental vivido pela família dela, principalmente pelo pai, interpretado por Clive Owen. A preocupação, a sensação que falhou ao proteger a família, que deixou a menina exposta, que não foi homem o bastante para mantê-la em segurança, que foi responsável por ela perder a inocência, ele começa a beirar a insanidade.
Todo o caos psicologico vivido por ele. A sensação de impotência, a sensação que precisa encontrar a qualquer custo quem fez isso com sua filha, para mesmo que tardiamente “dar uma lição nele”, a falta de estrutura para chefiar a família. O abalo que é para um pai saber que sua filha foi estuprada.
A garota então que sofreu isso? A sensação de se sentir usada, enganada, traída. Confiou, se entregou e depois descobriu que foi só mais uma nas mãos de um predador sexual. O trauma que ela sofre é realmente triste, dramático. Ela chega a pensar que acabou a vida dela, que nada vai fazer as coisas melhorarem.
E a caça a um criminoso? São muitos casos, poucos recursos para isso, torna-se difícil, quase impossível de localizar um cara assim. Exige muito tempo, afinal eles mascaram IPs, falsificam nomes.
Como se proteger realmente? Como proteger sua família de predadores sexuais? As questões colocadas no filme nos fazem pensar muito. Afinal, toda essa liberdade é benéfica? Como saber se seus filhos não estão na mira de pedófilos? Há como confiar em tanta tecnologia? Há como confiar?

Nenhum comentário: